Nascido em Calzada de Calatrava, Ciudad Real, Castilla-La Mancha, Espanha, em 25/09/49 às 22h, Pedro Almodóvar Caballero, completa 50 anos dedicados ao cinema.
Teve uma infância marcada por fortes figuras femininas. Aos 18 anos, mudou-se para Madri. Começou a filmar em 1974, e após uma longa experiência em curtas metragens, no teatro e escrevendo roteiros, lançou o primeiro longa "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão" em 1980.
O cineasta espanhol adere ao estilo classificado como “cinema de autor”, onde a repetição de elementos cria um universo próprio. Sabemos que teremos uma experiência almodovariana no momento em que os créditos iniciam com a explosão de cores quentes, trilha com forte carga emocional, cenários, figurinos e filtros que repetem tons de vermelho e verde.
Quando Almodóvar nasceu era o signo que Touro que ascendia no horizonte. Seu olhar volta-se para uma Vênus, exilada em Escorpião junto à Lua, que também recebe a sua queda. Além de direcionar os interesses do ascendente, a Vênus ainda comanda os temas de Sol e de Mercúrio (retrógrado), ambos em Libra na casa 06. Uma provocativa quadratura da Vênus com o regente de Escorpião, Marte, que está em Leão na casa 04, devolve os temas para o Sol, que recebe sua queda em Libra.
O universo feminino e as mulheres sempre influenciaram Almodóvar, desde a infância. O cineasta coloca elementos autobiográficos em suas narrativas. A Vênus exilada sob o comando de Marte é uma Vênus que sangra. Uma Vênus que corta, que sofre, que cai, e mesmo que pareça estar "à beira de um ataque de nervos" encontra forças para se levantar.
A Vênus em Escorpião, grande musa que inspira Almodóvar, recebe vida, carne e ossos nos corpos de atrizes como Victoria Abril, Marisa Paredes, Penélope Cruz, Carmen Maura e Rossy De Palma.
O cinema de Almodóvar dança entre a tragédia e a comédia. Personagens repletos de pétalas vermelhas e espinhos como uma rosa são camadas e camadas desta Vênus em Escorpião, movendo-se na direção dos seus desejos. Nenhum tema escapa do seu olhar apurado. A Espanha de Almodóvar tem ruas movimentadas, praças lotadas, becos e lugares comuns. É a Espanha do povo. Das pessoas.
A Vênus de Almodóvar permeia todo o seu mapa, deixando impressões na sua obra, nas alianças e parcerias com atrizes fortes, na paixão pela sua comunidade, na força da sua origem familiar e na carga dramática dos seus roteiros.
Do exílio da Vênus, nasce a sua arte.
Comments